quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Pencil Software

O Pencil é um software pequeno e simples. Tem uma quantidade reduzida de recursos e alguns bugs ainda, mas mesmo assim está despontando como um dos melhores softwares livres para ensinar animação. O fato do programa ter um número reduzido de recursos na verdade ajuda nesse sentido, já que o professor não tem que passar tanto tempo explicando o software para que o aluno comece a animar... Assim gastamos mais tempo no que realmente importa como timing!

Mesmo com essa limitação o aluno ainda aprende um bocado sobre timelines, layers, brushes, keys etc... O que é um pequeno passo para a entrada em outros programas com mais recursos como o Flash, o Toonboom, Tv paint etc.

A única desvantagem do bichinho são alguns bugs inconvenientes, principalmente na parte de manipulação de quadros na timeline. Mas apesar de ter muito que melhorar o programa dá para o gasto e o fato de ser open source também ajuda, já que deixa entendido que ele vai continuar em desenvolvimento por alguma alma iluminada, mais cedo ou mais tarde!

Creative Commons e Domínio Público

Creative Commons é uma licença internacional muito parecida com o domínio público. Quer dizer que o material registrado sob essa chancela pode ser utilizado em projetos livremente, totalmente ou parcialmente. Essa categoria de registro de direitos está se tornando cada vez mais comum e mais útil no que se refere a obras que podem ser digitalizadas como imagens, sons, músicas e livros. Hoje existem inclusive movimentos que buscam criar filmes 100% com material aberto.
Alguns sites que valem a pena olhar:
Multi-Mídias Livres: (Imagens, sons vídeos etc...)

  • O Wikimedia é um projeto irmão ao Wikipedia que tem por objetivo disponibilizar os mais diferentes tipos de mídia sob o registro creative commons.
  • O Domínio Público é um repositório nacional de mídias livres.
  • Creative Commons.org.br é um site de ajuda brasileiro sobre creative commons.
Imagens Livres:
Aúdios Livres:
  • O CCMixter é um repositório de arquivos de aúdio e músicas que podem ser usados para criação de trilhas para filmes. Caso você pretenda usar algum material vale uma leitura nas regras de utilização e termos de privacidade do site.
Outros Links Interessantes:

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Preciso ver 2008

No site da AWN existe uma lista das melhores animações para ver na web de 2008. Vale a pena conferir todas.