terça-feira, junho 24, 2008

Character Design


O blog Character Design é um excelente blog com entrevista e amostras do trabalho de vários artistas que fazem a criação do visual de personagens para games, animações, filmes, bonequinhos e por aí vai. Dá pra conhecer o trabalho de um monte de pessoas, além de te fornecer um monte de idéias para quando você estiver tentando criar os seus personagens. Há realmente trabalhos muito bonitos, que valem a pena ser conferidos.



quinta-feira, junho 19, 2008

Cartoon Brew

Cartoon Brew é provavelmente o blog de animação mais visitado de todos os tempos. Os editores, Jerry Beck e Amid Amidi, ambos escritores e críticos de animação, se uniram e criaram o blog para ser quase que uma revista online sobre animação. Todos os dias tem notícias fresquinhas desse mundico de frames. É através dele que eu acabo conhecendo um montão de filmes a sair e um bacanal de pessoas bacanas que jamais conhecerei, mas que respeitarei sempre, é certo.

O Amid Amidi inclusive lançou há tempos um livro chamado Cartoon Modern, pelo qual estou salivando e me coçando para comprar. Uma amiga minha o tem e o livro é ótimo. É sobre o design das animações dos anos 50, início da era da TV e dos estúdios que vieram a influciar toda a animação posterior, inclusive a de nossos tempos.

Esses caras são bons companheiros.

The Animator's Survival Kit Animated!

Para quem não conhece, o livro "The animator's survival kit" é uma bíblia da animação. Ele é bom para quem não sabe nada e quer se tornar animador ou mesmo para quem já é e é muito bom. Ele acaba sendo o primeiro professor de muitos. Eu mesmo aprendi as minhas primeiras firulas lendo o divertido livro do Richard Willians.

Richard Willians é um canadense radicado em Londres há muitos anos. É dele é a inovadora direção de animação de "Uma cilada para Roger Rabbit", e é dele também o genial e frustrado projeto "The thief and the cobbler" (sobre o qual falarei num próximo post).

De qualquer forma, Richard Willians está lançando em 16 caríssimos DVDs videoaulas que abrangem basicamente o conteúdo do seu livro, com todos os exemplos animados. O projeto se chama "The animator's Survival Kit Animated". Mas o melhor é ouvir o Richard Willians falando, aquele que certamente é um dos maiores animadores vivos. A animação do logo é estonteante!

Elephants Dream e Creative Commons

É de alguns anos a idéia de se produzir softwares livres e distribuí-los gratuitamente pela internet. Mas é bastante recente a idéia de se produzir conteúdo intelectual para serem distribuidos gratuitamente, para deus e o mundo, e para quem quiser mexer e alterar. Extendendo um pouco o post abaixo, o Big Buck Bunny é um filme open source, que faz parte do sistema de creative commons. Isso significa que eles estão distribuindo na internet todo o filme gratuitamente, com todos os arquivos de produção, como as cenas animadas, as músicas, o models, tudo-tudo, para você fazer o que quiser. Ou se você quiser exibir na sua cidade você não precisa pedir autorização a ninguém (desde que creditem os realizadores, justiça seja feita).

O Big Buck Bunny é a segunda animação livre do qual ouço a respeito. A primeira, também feita em Blender, e provavelmente pela mesma equipe (ou não, mas certamente parte do Blender foundation) é o Elephants dream. E como o Big Buck Bunny, é notável a qualidade visual do filme.



Elephants Dream from Blender Foundation on Vimeo.

Seria muito interessante se muitos outros filmes fizessem o mesmo, e que não necessariamente sejam feitos em blender. Penso que o mais gratificante dessa história toda é poder ver e estudar o arquivo de produção dos caras. É uma ótima maneira de se aprender.