quinta-feira, novembro 29, 2007

Blogs Animados

Agora a AWN está abusando... O Animation Blogspot é um sistema de blogs exclusivo para animação. Já existem dezenas de blogs funcionando e você pode criar o seu, ou migrar um blog já existente para o sistema. Vale conferir!

sábado, novembro 10, 2007

Free Mind

Se você já criou um filme de animação sabe como é difícil pensar em tudo ao mesmo tempo!
Algumas pessoas ainda preferem milhões de tabelas de Excell e Word (Yaicks!) ou um monte de papeis e notas amontoados na agenda.

Venho usando a um tempo um software de mapeamento mental chamado Free Mind que parece estar funcionando muito bem para o trabalho!

As vantagens do Free Mind é que ele além de ser grátis ele exporta seu mapa mental em diversos formatos legais como Html puro, Xhtml(com navegação), Jpeg, Png e SXW (Open Oficce Writer que depois pode ser convertido para Doc de Word).

Criar um mapa é rápido e fácil. E você ainda tem a opção de usar os atalhos de teclado para agilizar o processo.

O Free Mind tem um irmão mais parrudo chamado Mind Manager que além de ter muito mais recursos aceita gesto de mouse, ou melhor, de tablets... O que para nós animadores é bem útil.

Mas o mais legal da categoria Mapa Mental é o Mind42. Além de grátis não necessita instalação porque funciona completamente na web e permite o trabalho com colaboradores. O que quer dizer que você pode compartilhar o mesmo mapa com toda a sua equipe, cada um modificando e organizando novas idéias em um mesmo arquivo de qualquer lugar do mundo em qualquer computador que tenha a versão atualizada do flash player instalado. O Mind42 também exporta e importa seus mapas e conversa com o Free Mind e o Mind Manager. Além de ter a versão web do google talk dentro dele para que os colaboradores possam trocar idéias sem trocar de página!

O vídeo está com qualidade péssima mas dá para entender um pouco do processo!



Divirtam-se!

Walt Stanchfield 07: Animação e Scketching

Projeto de Tradução: Walt Stanchfield
Traduzido por: Marta Machado
Coordenação: Diego Stoliar
Original por: Animation Meat
http://www.seanima.org/

Animação

Animação! Essa é a sua principal preocupação – este é o veículo que você escolheu para se expressar. Uma lista inteira de “ferramentas” é necessária: desenhar, acertar o tempo, as fases, as ações... usando pantomima, imaginação, interpretação, lógica, caricatura, criatividade, clareza, empatia, etc. Um disparar mental de pré-requisitos. Descanse. Você nasceu com todos eles. Alguns deles podem precisar de uma afinação, outros precisarão ser acordados de uma espécie de profundo sono, mas eles todos são parte de você, assim como seus braços, suas pernas, olhos, rins, hemoglobinas, fala, etc. Ler e observar são duas formas de emancipar áreas dormentes de sua mente.

Leia clássicos, biografias, humor, mistério e quadrinhos. Observe, observe, observe. Seja como uma esponja – sugue tudo sobre o que você colocar os olhos. Procure o estranho, o comum, personagens, situações, composições, atitudes; estude formas, características, personalidades, atividades, detalhes, etc.

Ande com um caderno de desenho – um que seja barato e que você não vá se preocupar se
desperdiçar páginas. Desenhe no metrô, enquanto assiste TV, nos bares, nas corridas de cavalo. Desenhe constantemente. Seu interesse pela vida vai crescer. As habilidades para resolver problemas nos desenhos também vão melhorar. Sulco criativo surgirá.

"Leve um caderno de desenho, um que seja barato..."

Líquidos curativos fluirão através de seu corpo. Uma necessidade e uma fome de vida, de experiência e de crescimento irão substituir todos os sentimentos de desinteresse e ingenuidade. Se você viajar, seja uma viagem longa ou curta, faça com que seu caderno de desenho tenha preferência em relação à sua câmera. Você se verá percebendo mais do que percebia antes. Você se verá procurando por novas coisas para ver, novos lugares para visitar, mais variedades de pessoas para capturar no seu caderno de desenho. O seu crescente caderno de desenho. Ele se tornará o seu diário. Pense nele como uma autobiografia gráfica. Um relatório único das suas observações pessoais acerca de sua rapidíssima passagem por esse planeta.

Onde você achará energia para tudo isso, você perguntará. Perceba que o corpo humano é como um dínamo, é uma máquina de produzir energia. Quanto mais você usar essa energia, mais ele vai produzir. Um passatempo de trabalho como esse de desenhar é uma atividade
positiva. É uma ativação. Inatividade, especialmente no seu campo de escolha, é uma coisa negativa.

Negatividade é algo pesado, ineficiente, debilitante, improdutivo e a ser evitado a todo custo. Dê um passo positivo hoje. Compre um caderno de desenho e uma caneta (que é mais permanente que lápis) faça um pequeno retângulo na página e preencha-o com uma composição simples.

Identifique-o e/ou coloque uma data nele e sinta-se bem em relação a isso. Não pense ou fale de forma negativa sobre ele. Se não for um começo tão satisfatório quanto você gostaria, não seja crítico – é - onde você conseguiu chegar hoje – encare assim. Simplesmente vire a página e comece outro. Todas aquelas habilidades necessárias para fazer um desenho melhor estão sendo acordadas – mesmo agora – enquanto você procura um novo tema e começa a desenhar. Ninguém no universo o teria desenhado da mesma forma que você. Se você acha que gostaria de fazer melhor, faça outro, e mais outro, e mais outro. E guarde os primeiros. Observe o crescimento de sua desenvoltura e de seu interesse. Acabe com a auto-limitação de desenhar apenas torsos em uma aula de modelos vivos (estou exagerando?), ative os potenciais esconderijos da mente.

Existe uma lei na religião Cristã que diz (parafraseou-a) “Se você consegue acreditar, então passará”. Você pode quebrar uma lei civil, mas não pode quebrar uma lei religiosa. É preciso ter cuidado com seus pensamentos. Uma vez que você desencadeia o funcionamento de uma lei mental ou espiritual, todos os tipos de coisa começam a acontecer nos bastidores para que a mesma seja completada. Então, se você quer desenhar bem, comece um caderno de desenho e coloque uma lei positiva a trabalhar para você.

“Paisagens... elas têm gestos, que podem ser úteis para análise de ações.”
"Observe, Observe, Observe."

"Eventos esportivos são especialmente divertidos de desenhar."

"Nunca sente-se na frente da TV sem seu caderno de desenho no colo."

Desenhando

Não tenha medo de desenhar em lugares públicos, como museus, parques, restaurantes, etc. E não deixe que o vento, a chuva, o frio ou o calor o detenham – essas condições às vezes proporcionam os melhores desenhos. Deixe outra pessoa dirigir quando viajar, de forma que você possa ficar desenhando. Capturar uma cena enquanto se movimenta em alta velocidade afinará seu olhar, mas também tire um tempo para fazer um desenho mais detalhado. Primeiro desenhe um retângulo e trabalhe dentro dele, forçando-se a fazer uma composição relacionando uma coisa a outra e às suas bordas. Se sentir necessidade de afinar os esboços, retrace os desenhos ou carregue consigo algumas canetas com ponta preta. Adquira o hábito de usar caneta. É bem mais direto e não se apaga, como o lápis macio. Faça esboços em casa também. Nunca sente m frente da TV sem seu caderno de desenho no colo. Rabisque faces, figuras, cenários. Se seu cachorro ou gato estiver deitado no chão, por perto, desenhe ele também. Eventos esportivos são especialmente divertidos de desenhar – partidas de box, jogos de futebol, etc. Você pode evitar paisagens – dizendo que está interessado apenas em figuras e cartoons, mas árvores e montanhas, rios e nuvens têm gestos que podem ser benéficos para a análise de ações. Montanhas se esticam eretas, se dobram, se deitam, se espalham e se derramam sobre vales em formas aluviais. Árvores crescem, se retorcem em gestos agonizantes ou engraçados; elas ficam eretas, esticam, dobram-se; algumas estão cansadas, outras empertigadas, algumas carregam frutos ou flores, o que, por si só, já são gestos.

Mesmo o clima de uma paisagem tem um gestual espacial. Carros têm gestos próprios. Alguns carros parecem se arrastar pelo caminho, outros se movimentam orgulhosos. Alguns se erguem, altivos sobre as rodas – parecem estar levantando as saias para cruzar um córrego d'água. Modelos especiais como caminhões de carga, guindastes ou tratores – cada um executando a sua função única. Eles são tão diferentes uns dos outros como um agricultor difere de um funcionário de escritório; ou como um militar, de um vagabundo. Não desenhe carros como se tivesse fazendo o anúncio de um Ford – procure suas personalidades, seus gestos. Rascunhar pode ser não apenas divertido, mas o ajudará a dominar aquelas páginas em branco com as quais você lutará pro resto de sua vida.

As pessoas em geral fazem aquilo que estão acostumadas a fazer. Isso parece algo óbvio a ser dito, mas é significativo em diversos aspectos. Argumentando a favor, essa é uma forma confortável de viver. Há um mínimo de decisões que demandam atenção, e, eventualmente, as coisas que você está acostumado a fazer, da forma que está acostumado a fazer, são compatíveis com sua idéia de uma 'vida ideal'. E, se você está estudando para ser um pianista, um baterista de uma banda de rock ou um jogador de tênis profissional, é melhor que você se submeta a formação de uma rotina rigorosa – como horas e horas de treinamento.

Depois de toda essa prática, você deverá ter chegado a um desenho de boa construção. Ele deverá ter todas as partes e elas deverão se integrar perfeitamente, mas isso não é o que você deve enxergar quando olhar para os desenhos. Você deverá ver as emoções. No desenho de um homem morrendo de fome você deverá ver o medo, o desespero, a dor, e deverá senti-las, além de pena, e raiva e revolta. Nem todos os gestos serão tão dramáticos, mas cada um deles deverá dizer mais do que as partes que o compõe. Compare-as com as partes de uma música que você gosta. Elas não significam nada até serem executadas conjuntamente, de forma que conduzam seu significado como um todo. Da mesma forma, a composição de uma figura precisa ser arranjada de forma que carregue o significado de sua pose. Caso contrário, será apenas mais um desenho. E que destino
cruel – ser apenas mais um desenho.
Faça essa experiência – pegue um palito de fósforos e examine-o. Ele representa o seu modelo ou personagem para animação. Depois, acenda-o e deixe queimar até a metade. Agora ele representa seu modelo ou personagem em um gestual. Ele se transformou de um fósforo intacto em um fósforo queimado. O exemplo acaba aqui porque um fósforo não tem vida própria, mas um modelo em uma foto ou um personagem em um filme atua, isto é, se você, o artista, transformá-lo num gestual com significado próprio. Seguem aqui alguns desenhos de animação que transcenderam o modelo anatômico dos personagens. Eles são bons desenhos e não apenas desenhos.