quinta-feira, julho 19, 2007

Quadros por Segundo

Em inglês: Frames per Second.
Outros nomes: Frames por segundo.

É a quantidade de quadros que vemos a cada segundo de animação.

A câmera de cinema automática fotografa constantes 24 quadros a cada segundo. Quadros esses que são depois exibidos na sala de cinema por um projetor automático a constantes 24 quadros por segundo. Assim temos a velocidade de gravação de quadros exatamente igual a velocidade de exibição de quadros, o que resulta numa reprodução perfeita da realidade gravada.

Mas nem sempre funcionou dessa forma:

Nos primeiros filmes a velocidade das ações e dos atores variava porque a câmera era movida a manivela. Dependia então do cinegrafista rodar a manivela de forma constante para que a gravação fosse constante. Como isso na pratica é impossível o tempo de gravação acabava variando. O que significa que mesmo quando o filme era projetado de forma constante (24 quadros a cada segundo) a velocidade de tudo parecia variar.

Nesse filme dos irmãos Lumiere podemos ver as variações de velocidade de gravação. Preste atenção como em alguns momentos as pessoas mudam de velocidade no meio do movimento.

Então, se o cinegrafista rodasse a manivela devagar menos quadros do filme eram gravados e a projeção pareceria mais rápida. Se ele rodasse a manivela rapidamente mais quadros eram gravados e a projeção pareceria mais lenta.

É assim que os efeitos de time-lapse e câmera lenta funcionam até hoje:

O time-lapse consiste em gravar quadros entre grandes intervalos de tempo. Ao invés de 24 quadros por segundo por exemplo gravasse 1 quadro por hora. Com a projeção constante de 24 quadros por segundo vemos em 1 segundo o que durou 24 horas para acontecer.

Exemplo de Time-Lapse:


A câmera lenta grava muito mais que 24 quadros por segundo. Tem câmeras especiais que gravam, por exemplo, mais de 2400 quadros a cada segundo. Mas a projeção continua sendo constante. Dai vemos esse 1 segundo (2400 quadros) em 100 segundos (a 24 quadros por segundo).

Exemplo de Câmera Lenta:


Mas o que isso tudo tem a ver com animação?
Os primeiros animadores tradicionais (Disney, Fletcher etc) tinham sempre em mente que a cada 24 desenhos fotografados haveria 1 segundo de animação, como nos filmes fotografados. Essa medida constante ajudava muito pois intuitivamente os animadores sabiam quantos quadros um movimento deveria ter, mesmo antes de começar a animar.

Sendo assim eles nem se preocupavam em contar a quantidade de quadros produzidos...O padrão era contar a quantidade de pés (medida americana) de película produzida, e assim se saberia quantos segundos do filme eles tinham prontos até o momento ou quanto tempo tinha cada cena. Esse provavelmente era o padrão Holywoodiano para filmes fotografados, já que não fazia sentido para os editores contar cada frame de um filme ao vivo.

Por muito tempo, para os animadores, a quantidade de frames por segundo manteve o padrão de 24 do Cinema mas com o surgimento da Televisão a coisa começou a mudar. O padrão para TV foi definido como 29.97 (ou melhor, quase 30 FPS).

Um pouco depois, com as mídias digitais e novas formas de projeção teríamos todas as quantidades de frames por segundo possíveis e imagináveis. Um filme digital no computador por exemplo pode ter qualquer quantidade de frames por segundo.

Nesse ponto o costume de contar o filme por pés já havia caido em desuso. Mas os animadores ainda precisavam ter uma média em quantidade de frames para animar. Sendo assim, hoje o método mais usado para se manter o controle sobre a animação é se pensar em segundos e se fazer a conversão para o número de FPS em que o projeto está sendo feito.

Outra forma, muito usada pelos animadores tradicionais ainda hoje é se animar a 24 ou 30 (29.97 arredondados) FPS, que são os padrões mais aceitos (Cinema e TV). Deixa-se então a conversão para outras contagens de FPS para a pós-produção.

post ainda está sendo escrito e revisado...Aguarde por mais.